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superposição  ou  se  foi  mero  acaso  determinado  por  um  corte,
               estratigráfico. Se for, pela primeira vez teremos a prova de superposição
               de duas tradições cerâmicas em Minas Gerais. Essa cerâmica imensa
               termina em nossa área, na região de Sete Lagoas.
                           A  tradição  Sapucaí  engloba  as  seguintes  fases:  Ibiraci,

               Sapucaí,  Paraopeba.  Ia  esquecendo  uma  fase  muito pequena
               relacionada a uma  habitação semi-subterranea, que e a Jaraguá, que
               André  acaba  de  publicar  (Arquivos  do  Museu  de  História  Natural,
               UFMG,  Belo  Horizonte,  vol.  III,  1979).  A  fase  Itaci  foi  juntada  com  a
               Sapucaí, da qual se distinguia por pequenas diferenças percentuais.
                           Se  tenho  muitas  datações?  A  unica  que  temos  é  a  do  sítio
               Raposo, datado do século XI de nossa era.
                           Um  parêntesis  importante:  eu  tinha  conseguido,  durante  a
               pesquisa  do  PRONAPA,  essas  ocorrências  regionais  que  não  se
               interdigitam  e  que  foram  reconhecidas  como  3  fases.  Não  sabia
               exatamente a que relaciona-las. Levei, então, os dados para a reunião
               final do PRONAPA, em Wa - shington» Para mim, tanto importava que o
               nome  a  ser  dado  a  essas  fosse  Sapucaí,  Aratu  ou  qualquer  outro.
               Valentín  Calderon,  a  esta  altura,  já  tinha  identificado  a  cerâmica  do
               norte paulista (descrita por Jose Antero Pereira Jr.) como tradição Aratu.
               Com isso ele tinha passado por cima de todas as minhas fases mineiras
               e  tinha  pegado  o  extremo  norte  paulista  para  a  tradição  Aratu.  O
               expansionismo  dele  podia  chegar  até  o  rio  Doce,  porque  a  tradição
               Aratu  e  reconhecida  dentro  do  Espírito  Santo  até  aquele  rio,  onde  as
               datações  são  muito  recentes;  (não  tenho  aqui  as  datações  para  essa

               região, mas devem estar ao redor de 200 ou 300 anos de antiguidade).
               Trata-se de uma expansão muito recente do sul da Bahia até o Espírito
               Santo,  embora  haja  datações  antigas  mais  para  o  norte,  Então  no
               Espírito Santo o rio Doce funciona como limite entre Aratu e Uma. Com
               isso eu tinha as minhas fases isoladas na região do chamado planalto
               sul-mineiro até a região de Ibiraci, Claraval no extremo sul e até a região
               de Bambui mais para o centro, donde não passei, porque não entro na
               bacia  do  Paranaíba,  achando  o  São  Francisco  suficiente  para  muitos

               anos  de  pesquisa.  Continuando  minha  historia...  Em  Washington
               resolvemos tabular os dados do que conhecíamos das fases da Aratu;
               colocamos todas as fases em quatro gráficos, um quanto à localização
               generica  dessas  fases,  outro  quanto  a  determinados  traços  culturais
               considerados diagnósticos, outro quanto as decorações e outro quanto
               às  formas  que  consideramos  mais  importantes.  Pudemos  observar
               então,  que  a  distribuição  desses  elementos  entre  a  tradição  Una  e  a
               tradição  Aratu  era  mais  semelhantes  do  que  entre  a  Aratu  e  esse
               conjunto  sul-mineiro;  em  outras  palavras,  a  tradição  Una  tem  mais
               semelhanças com a Aratu do que com esse con junto aqui. Sobretudo o






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