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superposição ou se foi mero acaso determinado por um corte,
estratigráfico. Se for, pela primeira vez teremos a prova de superposição
de duas tradições cerâmicas em Minas Gerais. Essa cerâmica imensa
termina em nossa área, na região de Sete Lagoas.
A tradição Sapucaí engloba as seguintes fases: Ibiraci,
Sapucaí, Paraopeba. Ia esquecendo uma fase muito pequena
relacionada a uma habitação semi-subterranea, que e a Jaraguá, que
André acaba de publicar (Arquivos do Museu de História Natural,
UFMG, Belo Horizonte, vol. III, 1979). A fase Itaci foi juntada com a
Sapucaí, da qual se distinguia por pequenas diferenças percentuais.
Se tenho muitas datações? A unica que temos é a do sítio
Raposo, datado do século XI de nossa era.
Um parêntesis importante: eu tinha conseguido, durante a
pesquisa do PRONAPA, essas ocorrências regionais que não se
interdigitam e que foram reconhecidas como 3 fases. Não sabia
exatamente a que relaciona-las. Levei, então, os dados para a reunião
final do PRONAPA, em Wa - shington» Para mim, tanto importava que o
nome a ser dado a essas fosse Sapucaí, Aratu ou qualquer outro.
Valentín Calderon, a esta altura, já tinha identificado a cerâmica do
norte paulista (descrita por Jose Antero Pereira Jr.) como tradição Aratu.
Com isso ele tinha passado por cima de todas as minhas fases mineiras
e tinha pegado o extremo norte paulista para a tradição Aratu. O
expansionismo dele podia chegar até o rio Doce, porque a tradição
Aratu e reconhecida dentro do Espírito Santo até aquele rio, onde as
datações são muito recentes; (não tenho aqui as datações para essa
região, mas devem estar ao redor de 200 ou 300 anos de antiguidade).
Trata-se de uma expansão muito recente do sul da Bahia até o Espírito
Santo, embora haja datações antigas mais para o norte, Então no
Espírito Santo o rio Doce funciona como limite entre Aratu e Uma. Com
isso eu tinha as minhas fases isoladas na região do chamado planalto
sul-mineiro até a região de Ibiraci, Claraval no extremo sul e até a região
de Bambui mais para o centro, donde não passei, porque não entro na
bacia do Paranaíba, achando o São Francisco suficiente para muitos
anos de pesquisa. Continuando minha historia... Em Washington
resolvemos tabular os dados do que conhecíamos das fases da Aratu;
colocamos todas as fases em quatro gráficos, um quanto à localização
generica dessas fases, outro quanto a determinados traços culturais
considerados diagnósticos, outro quanto as decorações e outro quanto
às formas que consideramos mais importantes. Pudemos observar
então, que a distribuição desses elementos entre a tradição Una e a
tradição Aratu era mais semelhantes do que entre a Aratu e esse
conjunto sul-mineiro; em outras palavras, a tradição Una tem mais
semelhanças com a Aratu do que com esse con junto aqui. Sobretudo o
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