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Com isso chegamos ao ponto: Ondemar falou por mim quando
               disse que poderíamos criar um horizonte ou uma tradição nessa área,
               englobando Sapucaí mais Aratu.
                           Vejo  isso  ainda  em  outros  termos.  Quando,  anteontem,
               falamos a respeito da criação de tradições agrícolas Ge, foi levantada a
               possibilidade  de  os  Ge  terem  criado  e  desenvolvido  um  sistema  de
               agricultura.  Ele  desemboca,  em  toda  essa  área,  num  tipo  de
               aldeamentos  imensos  os  maiores  que  conheço,  com  determinadas
               formas  de  cerâmica,  com  determinados  tipos  de  antiplásticos  e  com
               determinados  outros  atributos,  o  que  caracterizaria  não  apenas  uma
               tradição  ceramista,  mas  talvez  uma  tradição  cultural  agrigultora.  Em
               vista  disso  penso  que  as  tradições  Aratu  e  Sapucaí  poderiam  ser
               unificadas,  sem  prejuízo  da clareza e  com  aumento  da  compreensão.

               Ela preenche um espaço contínuo, cujo limite espacial esta começando
               a  se  delinear  com  bastante  clareza  no  sul  e  no  oeste.  No  centro  de
               Goiás a fronteira com os grupos horticultores amazônicos se encontra
               sobre  o  rio  Uru-Almas,  formador  do  Tocantins,  ao  passo  que  para  o
               sudoeste de Goiás aparentemente o limite recua até o Araguaia e talves
               o atravesse, chegando ao Mato Grosso.

               Ondemar F. Dias:
                           Reforçando  o  que  o  Senhor  disse,  nessa'  reunião  de
               Washington,  na  base  da  brincadeira,  nos  a  es  tãvamos  denominando
               tradição Aratuna, porque não se pensava realmente que Sapucaí fosse
               uma tradição em sentido pleno.


               b)  A  tradição  agrícola  dos  grupos  Ge  do  Planalto:  os  grupos
               Aratu/Sapucaí,  Una,  Itarare/Casa  de  Pedra,  Taquara.  Origem  e
               formação.


               Pedro Ignácio Schmitz:
                           Penso que há realmente um horizonte agrícola muito marcado

               por  essas  grandes  aldeias  e  por  essas  grandes  cerâmicas  e  que  as
               pequenas  diferenças  tecnológica  na  cerâmica  são  acidentais.  Elas
               poderiam e ventualmente dar origem aquilo que os franceses e os ar-
               gentinos chamam “fácies”, quer dizer, aspectos locais de determinadas
               tradições  culturais.  A  situação  atual  parece  ser  a  seguinte:  a  tradição
               Sapucaí esta restrita a Minas Gerais e dois sítios no leste de Goiás; a
               tradição Aratu ocupa ao menos a Bahia, parte do Espírito Santo, Piauí,
               o centro de Goiás e o norte de São Paulo.

               Ondemar F. Dias:






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