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Ondemar F. Dias:
Há uma tentativa, que está sendo publicada pelo professor
o
Schmitz (Pesquisas, Antropologia n 31), numa das fases, onde essa
variação foi mais notada.
Pedro Ignácio Schmitz:
Vou informar rapidamente sobre o Estado de Goiás. Peço a
Irmhild Wüst que complemente al guma coisa que eu possa esquecer.
Quando Ondemar falou que tinha dificuldades em separar a tradição
Aratu e a Sapucaí, imaginem como fico eu que tenho ainda outros
problemas. Dentro do Estado de Goiás temos uma tradição agricultora,
de ceramistas, com imensas aldeias, como essas que Ondemar
mencionou para a tradição Sapucaí. A disposição das casas no terreno
e mais ou menos circular ou elíptica, o tamanho da aldeia 5 bem grande
e as formas dos vasilhames que nelas se encontram são as formas
comuns a Aratu e Sapucaí. Por isso tivemos muita dificuldade para
separar o material. Chamou minha atenção, no resumo feito ao final do
PRONAPA, na Smithsonian Institution (1972), que Ondemar coloca para
a tradição Sapucaí, caco moído como antiplastico e banho laranja
avermelhado como acabamento de superfície.
Ondemar F. Dias:
Isso varia de acordo com a área. A própria composição do
terreno muitas vezes impregna de tal maneira o caco que se fica em
duvida se e banho ou mera aderencia de sedimentos. Ao quebrar o
caco e examina- lo com a lupa ãs vezes se ve que e mera sujeira, a
vezes um banho bem nítido.
Pedro Ignácio Schmitz:
Diante dessa evidencia atribuí os dois únicos sítios da fase
Itaberaí, que tem antiplástico de caco moído, banhe laranja e tamanho
diferente das casas à tradição Sapucaí, tomando em consideração
também a proximidade com Minas Gerais; um dos sítios está quase na
fronteira com Minas Gerais, o outro um pouco mais para o interior, no
divisor de águas entre a bacia do Paranaiba e a do Tocantins. Os dois
sítios apresentam características suficientemente diferentes dos sítios
da fase Mossamedes, que se assemelham ao que Calderon descreve
para a tradição Aratu da Bahia, para pensar que poderiam ser da
tradição Sapucaí de Minas Gerais. Dessa maneira a tribui os numerosos
sítios da fase Mossamedes à tradição Aratu. O único sítio da fase
Cachoeira, criada por Igor Chmyz e afiliada à tradição Aratu, pode ser
absorvido sem problema pela fase Mossamedes, de publicação anterior.
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