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Ondemar F. Dias:
                           Há  uma  tentativa,  que  está  sendo  publicada  pelo  professor
                                                             o
               Schmitz  (Pesquisas,  Antropologia  n   31),  numa  das  fases,  onde  essa
               variação foi mais notada.

               Pedro Ignácio Schmitz:
                           Vou  informar  rapidamente  sobre  o  Estado  de  Goiás.  Peço  a
               Irmhild Wüst que complemente al guma coisa que eu possa esquecer.
               Quando  Ondemar  falou  que  tinha  dificuldades  em  separar  a  tradição
               Aratu  e  a  Sapucaí,  imaginem  como  fico  eu  que  tenho  ainda  outros
               problemas. Dentro do Estado de Goiás temos uma tradição agricultora,
               de  ceramistas,  com  imensas  aldeias,  como  essas  que  Ondemar
               mencionou para a tradição Sapucaí. A disposição das casas no terreno
               e mais ou menos circular ou elíptica, o tamanho da aldeia 5 bem grande
               e  as  formas  dos  vasilhames  que  nelas  se  encontram  são  as  formas
               comuns  a  Aratu  e  Sapucaí.  Por  isso  tivemos  muita  dificuldade  para
               separar o material. Chamou minha atenção, no resumo feito ao final do
               PRONAPA, na Smithsonian Institution (1972), que Ondemar coloca para
               a  tradição  Sapucaí,  caco  moído  como  antiplastico  e  banho  laranja
               avermelhado como acabamento de superfície.

               Ondemar F. Dias:
                           Isso  varia  de  acordo  com  a  área.  A  própria  composição  do

               terreno  muitas  vezes  impregna  de  tal maneira  o  caco  que  se  fica  em
               duvida  se  e  banho  ou  mera  aderencia  de  sedimentos.  Ao  quebrar  o
               caco e examina- lo com a lupa ãs vezes se  ve que e mera sujeira, a
               vezes um banho bem nítido.

               Pedro Ignácio Schmitz:
                           Diante  dessa  evidencia  atribuí  os  dois  únicos  sítios  da  fase
               Itaberaí, que tem antiplástico de caco moído, banhe laranja e tamanho
               diferente  das  casas  à  tradição  Sapucaí,  tomando  em  consideração

               também a proximidade com Minas Gerais; um dos sítios está quase na
               fronteira com Minas Gerais, o outro um pouco mais para o interior, no
               divisor de águas entre a bacia do Paranaiba e a do Tocantins. Os dois
               sítios  apresentam  características  suficientemente  diferentes  dos  sítios
               da fase Mossamedes, que se assemelham ao que Calderon descreve
               para  a  tradição  Aratu  da  Bahia,  para  pensar  que  poderiam  ser  da
               tradição Sapucaí de Minas Gerais. Dessa maneira a tribui os numerosos
               sítios  da  fase  Mossamedes  à  tradição  Aratu.  O  único  sítio  da  fase
               Cachoeira, criada por Igor Chmyz e afiliada à tradição Aratu, pode ser
               absorvido sem problema pela fase Mossamedes, de publicação anterior.






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