Page 34 - OS-CULTIVADORES-DO-PLANALTO-E-DO-LITORAL
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naturalmente na parte exterior. A parte exterior, avermelhada, vermelho
               tijolo,  muito  aspera;  a  parte  interior,  preto  brunido.  A  questão  do
               antiplástico  está  baseada  numa  diferente  utilização  e  proporção  de
               areia.  A  areia  eu  não  chamaria  de  antiplástico.  Antiplástico  é  uma
               substância  de  granulaçao  irregular  que  faz  com  que  a  estrutura
               escamosa da argila lubrifica da pela água, deixe de escorregar sobre si
               mesma,  fazendo  com  que,  pela  ação  “antiplástica”,  a  peça  não
               desmorone pelo seu proprio peso, enquanto está sendo feita. Por outro
               lado, a areia na pasta serve a uma outra finalidade que e perfeitamente
               útil: faz com que o processo de encolhimento durante a secagem seja
               retardado,  fazendo  com  que  não  ocorra  uma  rede  de  fissuras  na
               superfície, enquanto interior ainda está molhado e inchado pela água.
               Uma diferença na proporção de areia e o fato de que num caso a rocha
               moída e quartzo hialino e na outra e quartzo leitoso não deve ser usada
               sem mais nada para separar duas tradições. Pode ser meramente uma
               questão de selecionar o tipo de quartzo; pode ser, mas se o material vai
               ser  moído  de  qualquer  jeito,  então  não  parece  ter  muito  sentido  e  eu
               respeito muito os índios, com os quais muito tenho trabalhado, pelo seu
               bom  senso.  Areia  como  antiplástico  nos  conduz  à  segunda  parte:
               tratamento da superfície.
                           O  tratamento  da  superfície  na  tradição  Casa  de  Pedra  e  um
               alisado, polido, ao passo que a superfície na tradição Itararé é áspera.
               Se há uma proporção maior de areia na pasta, nenhuma quantidade de
               polimento vai dar uma superfície bem alisada, nem brunida, e não me
               parece que essas sejam variáveis independentes: uma coisa depende
               da  outra.  Na  tradição  Casa  de  Pedra  também  há  bastantes  peças
               ásperas com areia.
                           E a terceira, a questão das cores: a gama de cores é igual nas
               duas tradições, tendendo mais para vermelho no caso de Itararé e mais
               para  escuro,  marron  pardo  ou  preto,  no  caso  da  tradição  Casa  de
               Pedra. Partindo desse dado que pertence às duas tradições cerâmicas,
               lancei hipoteses de que não se devia fazer tamanha distinção e que as
               diferenças  não  são  gráfico  grandes.  Seria  interessante  fazer  um

               levantamento da distribuição de cacos das duas tradições em espaço e
               em tempo através da área na qual ela se encontra. Antes de publicar fui
               conversar pessoalmente com professor Igor, porque é um assunto que
               ele estava trabalhando e ele me disse que também tinha pensado muito
               no assunto e que não se estava sentindo muito seguro nesse momento
               se  devia  ou  não  manter  separadas  as  duas  tradições.  Então  vamos
               considerar como uma hipótese ainda não derrotada, de que existe uma
               única tradição cerâmica no planalto do Sul, desde o Rio Grande do Sul
               até o centro de São Paulo, em áreas não adequadas para cultivos de
               mandioca. Isso já tinha sido publicado, mas eu resumí porque parece






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