Page 35 - OS-CULTIVADORES-DO-PLANALTO-E-DO-LITORAL
P. 35
que a disseminação da publicação não tem sido muito larga. (Ver: Tom
O. Miller: Tecnologia cerâmica dos Kaingáng paulistas, 1978).
Ondemar F. Dias:
Se voce conversou com Igor e, em princípio, ele concorda,
evidentemente não tenho nada a objetar. Eu tinha a impressão de que
Igor tinha estabelecido essas duas tradições a partir da analise de
alguns milhares de fragmentos e peças inteiras, Embora concorde
inteiramente com suas exposições no aspecto teorico, creio que refutar
uma análise de milhares de fragmentos a partir da analise de um caco,
e uma posição bastante arriscada. Estou só pensando a questão do
método.
Tom O. Miller:
Não era questão de um caco. Quando falei em cerâmica
Kaingáng, tinha cerâmica de tradição Casa de Pedra, de tradição
Itararé, de tradição Tupiguarani e al guns cacos pardo-avermelhados,
que seria extremamente difícil de classificar. Talvez não tenha sido
bastante explícito.
Ondemar F.Dias:
Vamos imaginar essa ceramista fazendo cerâmica: ela fez
cerâmica numa aldeia, morre e desaparece. Se o arqueólogo encontra
essa aldeia, não encontrará um grupo de cerâmica persistente no tempo
de uma unica forma, mas uma porção de formas e tipos diferentes. Ele
caracteriza esse sítio por essa soma de características. O que se
encontra quando se determina a fase (e o caso de Igor) são sítios em
que se encontra uma predominância de determinados tipos. Se se
encontram todas as variáveis num unico sítio, como voce encontrou,
feitas pelo índio vivo, evidentemente essa multiplicidade de aplicações e
de técnicas ceramistas seria registrada como uma peculiaridade desse
sítio. Isso acontece se voce tem a sorte de encontrar, a meu ver, uma
coisa atípica. Acho mais prático raciocinar às avessas: quando se
determina a fase, tem-se uma quantidade grande de sítios, onde você
tem de terminadas variáveis assim, porque existem os traços
diagnósticos; em outro grupo ou outro conjunto, às vezes deslocado no
tempo ou no espaço, voce tem outra soma de características. Parece-
me que, embora entendendo o seu esforço e aceitando como
perfeitamente válido o que voce encontrou, é a exceção, não a regra.
Tom O. Miller:
Eu disse que foi um caco que me fez pen sar, porque senão
teria proposto a convivência de três tradições cerâmicas num só sítio.
34