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O norte de São Paulo foi feito por correspondência, não por
manuseio de material.
Pedro Ignácio Schmitz:
Mas esta dentro da grande tradição agrícola, que se estende
por toda a área do cerrado e caatinga ao menos desde a Bahia.
Ondemar F. Dias:
Neste sentido podem ser usados também os dados
encontrados sobre o rio Paraíba, no lado paulista, por Silvia Maranca.
Nos trabalhos feitos na região do Triângulo Mineiro pelo Padre
Vicente Cezar os dados são muito insuficientes para explicar as
ligações eventuais da Sapucai com Goiás e São Paulo.
Pedro Ignácio Schmitz:
No Estado de Goiás, na fronteira entre a tradição Aratu e a
Uru, o antiplástico mineral da primeira e substituido progressivamente
pelo cariape, que parecia mais amazônico, sem modificações marcadas
nas formas e aparentemente no resto da cultura. Nem por isso
queremos separar esses sítios em nova tradição, nem mesmo em nova
fase: essa modificação e característica da fase Mossamedes, que tem
100% de antiplástico mineral na base da seriação e praticamente 100%
de antiplastico cariape no topo da mesma. Quando falo em fronteira
entre Centro/Nordeste e Amazônia não pretendo fazer uma genera
lizaçaopara um todo, mas destacar um fato particular. O Araguaia
poderia servir como um corredor de penetração, mantendo em ambos
os lados, nas terras altas, culturas agrícolas não-amazônicas.
Percebe-se que o grupo agricultor desse horizonte amplo pode
apresentar diferenças de antiplástico, usando caco moldo, cariape ou
antiplástico mineral, que pode ser quartzo, feldspato, arenito,
eventualmente até grafite. Essas variações não afetam basicamente
nem o tipo de implantação dos sítios, nem o tipo de cerâmica, nem a
tecnologia básica.
Aprofundando um pouco o nosso estudo e deixando de lado
uma analise mecânica dos vasilhames cerâmicos, para incorporar
outros elementos recém descobertos, como a noção de que o grupo do
cerrado e da caatinga poderia ter criado um sistema agrícola como
suporte para a sua vida, que se refletiria nessas grandes aldeias com
cerâmicas muito parecidas, teríamos razões suficientes para buscar um
nome comum para toda essa tradição.
Ondemar F. Dias:
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