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A estratigrafia esta boa; não há duvida porque a cerâmica,
embora não seja muito abundante, aparece em todos os 5 cortes até em
baixo. Aparecem 2 cacos ou 3 cacos em cada nível, com exceção dos
níveis mais superficiais, mas aparece em 5 cortes espalhados. As
camadas são razoavelmente conservadas e controláveis e não posso
supor que, por acaso, os ratos tenham levado 2 cacos para cada um
dos níveis até lá embaixo. O aparecimento do cariape gráfico cedo no
planalto brasileiro nos o briga a revisar nossos indicadores de tradição e
cronologia.
Na fronteira entre as grandes tradições ceramistas por um lado
a Centro/Nordeste (Aratu/Sapucaí), não mandioqueira e, por outro lado,
a Amazônica (Uru), mandioqueira, o antiplástico de cariapé de tradição
amazônica parecia um excelente indicador cronológico na medida em
que substitui paulatinamente o antiplástico mineral da primeira tradição.
Diante desses novos dados há necessidade de usar esse indicador com
muito cuidado e há necessidade de revisar a noção de que o cariape
seja amazônico; as plantas de que e fabricado parecem abundantes no
cerrado e o seu uso ali aparentemente muito antigo ao lado de
antiplástico mineral, como indicam as datas de Ondemar e as nossas.
Ondemar F. Dias:
Para sua tranquilidade devo dizer que esse material temperado
com cariape e coisa muito rara e que ele esta associado a
sepultamento, que pode ter sido revolvido. O cariape de que nos temos
certeza, está data do bem mais tarde, no século XII.
Pedro Ignácío Schmitz:
Penso que chegamos ao fim. Tentamos ressaltar que no
Centro e Nordeste existe uma área bem ampla de cerrado e caatinga,
caracterizada por uma tradição agrícola, marcada pela cerâmica de
grandes proporções, conhecida até aqui sob os nomes de Aratu e
Sapucai e que se distingue de todas as outras tradições cerâmicas do
pais: a cerâmica se caracteriza por seu antiplástico e seu acabamento
de superfície, que podem apresentar diferenças locais: ao lado de
antiplástico mineral pode aparecer caco moído ou cariape; a superfície,
predominantemente simples, pode apresentar banho vermelho ou
laranja e eventualmente algumas tiras de corrugado na borda. As
aldeias são grandes e o assentamento em campo aberto e marcado.
Também e típico da tradição o se pultamento em urnas. A ideia de que
talvez se entenda melhor o todo acentuando os elementos comuns e
não os diferentes, parece justificar a unificação do nome.
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