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diversidade dos ambientes, desembocou numa determinada área, numa
               tradição agrícola cuja correspondente cerâmica recente foi denominada
               Aratu,  Sapucaí,  etc.  A  data  mais  antiga  que  conheço  para  Aratu  e
               Sapucaí  é  400  d.C.,  que  Calderón  me  comunicou  faz  pouco  tempo,
               dizendo  corresponder  ao  litoral  da  Bahia.  As  outras  datas  da  Aratu  e
               Sapucaí  sempre  estavam  próximas  de  AD  800,  o  que  indicaria  uma
               formação relativamente recente.

               Ondemar E. Dias:
                           As datações Aratu mais antigas da Bahia situam-se ao redor
               de AD 870. As mais antigas que tenho da Sapucaí são AD 870, as mais
               recentes  AD  1.750.  No  Estado  do  Espírito  Santo  a  mais  antiga  é  AD
               870.

               Pedro Ignácio Schmitz:
                           Então a data de AD 810, sobre o rio Araguaia, em Goiás, para
               essa tradíção confirma a impressão de que se trata de uma tradição que
               aparece formada e pronta recentemente.
                           Na  borda  meridional  da  tradição  Aratu/Sapucaí  temos  a
               tradição  Una.  Ainda  mais  para  o  sul  estão  as  tradições  Itararé  e
               Taquara, também grupos com uma agricultura pouco desenvolvida, mas
               com  datas  mais  antigas.  A  tradição  Una  e  a  tradição  Taquara  são
               contemporâneas e mais antigas que a Aratu, a Itararé é um pouco mais
               nova e talvez contemporânea da Aratu. Teríamos então duas éreas de
               grupos  Ge  com  dois  sistemas  agrícolas  que  aparecem  nos  diversos
               locais de Centro e Nordeste como fases diferentes: um sistema agrícola
               na caatinga e no cerrado com imensas aldeias e outro sistema agrícola
               mais para o sul em região mais fria, com aldeias pequenas, ocupação
               de  abrigos  ou  casas  subterrâneas.  Fora  do  grupo  Ge  existe  ainda  a
               Tupiguarani,  de  colonização  muito  extensa,  um  grupo  amazônico
               transmigrado, do qual falaremos mais tarde.
                           Se  aplicássemos  um  esquema  simplificado  daqueles  velhos
               evolucionistas,  poderíamos  imaginar  o  modo  de  vida  dos  grupos  Ge

               (mais)  meridionais  como  representante  grosseiro  de  um  sistema
               agrícola  mais  antigo  e  que  poderia  dar  algumas  perspectivas  sobre
               como  esse  sistema  se  formou;  e  o  grupo  Aratu/Sapucaí  seria  um
               agricultor que representaria um estágio mais desenvolvido. Penso que é
               util  especular  no  sentido  de  orientar  a  pesquisa  a  respeito  de  como
               esses  grupos  se  teriam  formado.  O  milho  do  qual  Ondemar  e  André
               falaram anteontem, se entendi bem, aparece em contextos de coletores
               do planalto, em áreas de cerrado. Se isso corresponde a realidade, é
               possível que devamos imaginar esses primeiros agricultores do planalto
               como coletores bem estabelecidos com alguma caça, onde lentamente






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